sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Descobertas novas evidências arqueológicas sobre Sansão

Descobertas novas evidências arqueológicas sobre Sansão
Uma equipe de escavação arqueológica acredita ter encontrado em Israel um artefato que descreve a luta de Sansão com um leão, um a história narrada no Antigo Testamento,.
O professor Shlomo Bunimovitz e o doutor Zvi Lederman, da Universidade de Tel Aviv, coordenam uma equipe que está escavando o “tel” de Beit Shemesh, nos colinas da Judeia, próximo a Jerusalém. Eles encontraram um pequeno “selo” de pedra circular, com menos de uma polegada de diâmetro, que retrata um homem com cabelo comprido lutando contra uma figura felina.
O artefato foi encontrado perto do rio Sorekm, que servia como a antiga fronteira entre Israel e os territórios filisteus. A datação aponta para o século 11 a.C., o que coincide com a data bíblica onde governavam os “juízes”, um dos quais era Sansão, de acordo com a Bíblia.
O jornal israelense Haaretz divulgou que alguns arqueólogos israelenses especulam que o selo não representa o Sansão bíblico, mas trata-se da história de um herói local que lutou com um leão e, mais tarde, foi associado ao relato da Bíblia sobre Sansão. Porém, os mais conservadores não veem discrepância entre o relato bíblico e a descoberta.
Esse grupo de arqueólogos também está fazendo uma pesquisa nesta região sobre as diferenças claras entre os filisteus, que atravessaram o Mar Egeu, os primeiros cananeus e os judeus.
Um dos elementos marcantes é que foi encontrada uma grande quantidade de ossos de porco no território dos filisteus, mas não havia vestígios deste animal no território israelense. Isso mostra que os habitantes locais optavam por não comer carne de porco, conforme os costumes bíblicos indicam.
Esses tipos de detalhes, disse Bunimovitz ao Haaretz, “estabelecem uma fronteira clara no processo social em que dois grupos hostis tiveram suas identidades formadas de maneira distintas, e como isso influencia suas fronteiras ainda hoje”.
No início de julho, uma expedição de arqueólogos norte-americanos encontrou o que acreditam ser uma imagem de Sansão em um mosaico na parede de uma sinagoga em Huqoq. Essa antiga aldeia judaica fica a poucos quilômetros a oeste de Cafarnaum, na Galileia.
“Esta descoberta é significativa porque um pequeno número de sinagogas antigas são decoradas com mosaicos que mostram cenas bíblicas. Apenas dois outros locais têm cenas com Sansão”, explicou em um comunicado Jodi Magness, da Universidade da Carolina do Norte, co-participante da escavação

A ‘bênção’ evangélica que vai fazendo a Globo impulsionar a causa gay

A ‘bênção’ evangélica que vai fazendo a Globo impulsionar a causa gay
Se a Globo conseguir passar à sociedade que os ‘evangélicos gays’ são discriminados pela igreja, grande avanço obterá em sua estratégia, colocando, assim, a igreja evangélica em uma posição de isolamento e desconforto.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel
O apresentador Jô Soares entrevistou o pastor gay Alexandre Zambom, criador do grupo religioso que se autodenomina “Igreja Inclusiva do Brasil”, voltada para aqueles que optaram ser gay. À época do lançamento, Zambom tentou vincular sua imagem à ‘pastora lésbica’ Lanna Holder, dizendo que sua denominação seria uma filial da igreja inclusiva Cidade de Refúgio, fundada por ela, conforme notícia publicada neste Portal.
Diante de mais este ato acintoso à comunidade evangélica, decidi escrever algo.
Como é de conhecimento de muita gente, a Globo sempre tentou emplacar a filosofia homossexualista à sociedade brasileira. Prova disto, são seus programas de entretenimento, recheados de mensagens de apologia ao homossexualismo.
A Globo também sempre soube que uma das grandes resistências à sua empreitada seriam os grupos religiosos brasileiros, em particular os cristãos.
Como a cúpula da Igreja Católica tem mantido certo silêncio em relação ao tema agenda gay, inclusive com a promessa recente do Arcebispo de Maringá (PR) a ativistas gays que levaria à CNBB a proposta da criação, no município, da Pastoral da Diversidade Sexual, além da omissão daquela Confederação de Bispos diante da afronta aos símbolos católicos na parada gay de São Paulo, em 2011, fica agora, as manifestações de repúdio ao avanço do ideais do ativismo gay, quase centralizadas a algumas lideranças e grupos evangélicos.
De olho no crescimento evangélico, e sabendo que poderia lograr êxito mercadológico com isto, a Globo – que sempre foi vista como a inimiga número um dos evangélicos por suas sórdidas atitudes em relação a este segmento religioso – começou a iniciar o movimento de aproximação, e com bastante pirotecnia, oferecendo, para delírio de muitos, o Festival Promessas, em 2011, como já expliquei aqui, em detalhes, além de ampla cobertura das Marchas Para Jesus.
A incumbência de des-satanizar a Globo à comunidade evangélica teve a participação de alguns atores importantes, dentre os quais se destacam o pastor Silas Malafaia, alguns cantores gospel e o deputado federal Arolde de Oliveira (PSD), dono da Rádio 93, FM evangélica do Rio, que foi a rádio oficial do evento (conforme pode-se ver no print abaixo).
Com a massa evangélica fisgada, a Globo começou a perceber que podia, então, “matar dois coelhos com uma só cajadada” – obter lucro com a audiência dos evangélicos (agora seus admiradores) como também colocar para fora, com mais nitidez, por saber que as impetuosas críticas a si estariam quase neutralizadas, algumas de suas ideologias, que até certo ponto estavam represadas, dentre elas a homossexualista.
A primeira e mais clara ação pró-agenda gay foi a recente apologia ao ‘casamento homossexual’, no Programa Na Moral, apresentado pelo especialista em BBB, Pedro Bial, cujos detalhes estão narrados no artigo “Mais um INSULTO da Globo: emissora promoverá ‘casamento gay’ entre duas lésbicas que se dizem evangélicas com cerimônia celebrada por ‘pastores’ gays“.
E como que parecendo ser esta a tônica, a emissora, em menos de quinze dias em relação à primeira ação, levou outro ‘evangélico gay’ a um de seus programas, o do Jô Soares, para fazer também apologia à causa.
Existem inúmeras celebridades do mundo secular que defendem a causa gay, mas a Globo está priorizando dar voz aos ‘evangélicos’ gays.
Uma clara demonstração de embate direto com os evangélicos, que respaldados na Bíblia, discordam da prática.
Em relação ao que fez Pedro Bial, o pastor Silas Malafaia manifestou seu repúdio. Espera-se que faça o mesmo diante de mais esta atitude, em usar ’evangélicos’ gays para tentar confrontar a igreja evangélica e, assim, propulsar a causa LGBT.
Além das demais lideranças evangélicas, não só o pastor Malafaia tem o dever de se manifestar publicamente, como também o deputado Arolde de Oliveira e os ‘artistas’ gospel que ajudaram a cobrir a vênus platinada com um manto conservador, ‘santificando-a’.
Enquanto a covardia, o silêncio e a omissão imperarem, a Globo, com a sustentação da crentaiada, vai alavancando suas descaradas ideologias que colidem frontalmente com a mensagem bíblica.
Os executivos globais já descobriram que podem morder e pisar na mensagem bíblica, à vontade, pois sabem que qualquer ato reacionário será logo aplacado com o oferecimento de mais um Festival Promessas ou a cobertura jornalística de alguns eventos evangélicos.
Deram o tiro certeiro?

Vídeo: Evangélica, Joelma da banda Calypso manda gay “se converter e virar homem” para honrar seus pais e é chamada de homofóbica

Vídeo: Evangélica, Joelma da banda Calypso manda gay “se converter e virar homem” para honrar seus pais e é chamada de homofóbica
A cantora Joelma, da banda Calyspo, causou polêmica nessa quinta feira por causa de um vídeo em que aparece dizendo para um fã homossexual que ele deveria se converter e “virar homem”. Joelma é evangélica, e frequenta a igreja Assembleia de Deus.
No vídeo, que foi publicado nessa quinta (02), ela aparece rodeada de fãs durante sua chegada ao aeroporto de Breves, município do interior do Pará. E, abraçada com o fã, o aconselha a deixar o homossexualismo.
- Você vai se converter, vai virar homem, vai casar, ter filhos – diz a cantora ao fã. Ela afirma ainda que ao se converter, e deixar o homossexualismo, o jovem daria muita alegria a seus pais, e completa: – Sem dizer papai do céu que vai ficar assim, com você, maravilhado.
Com bom humor, o fã responde que vai adotar uma criança, e que já dá alegria a seus pais do jeito que é.
A conversa da cantora com o fã desencadeou um série de criticas contra ela em sites e redes sociais. No Twitter, a hashtag #calabocaJoelma foi usada para comentar o assunto. A maioria dos que falaram sobre o vídeo criticam a cantora, e muitos a causaram de homofobia.
- Talvez a ignorância da cantora (?) tenha impedido ela de compreender que o rapaz É homem, independente da condição sexual. – afirmou um dos blogueiros que criticou Joelma.
O site ativista gay Mix Brasil, também falou do vídeo, criticando as declarações de Joelma de que a conversa foi uma brincadeira com o rapaz.
- Não seria legal se Joelma, a musa que este garoto tanto adora, soubesse dar exemplo e também adorar e respeitar o cara do jeito que ele é? De qualquer forma, o garoto está de parabéns pelas respostas. Da próxima vez, é o menino quem precisa abraçar a cantora e tentar convertê-la para a clareza, a inteligência e a tolerância – criticou Phelipe Cruz do site Papel Pop
Diante da polêmica, a assessoria da Banda Calypso publicou uma nota defendendo a cantora, e afirmando que ela não tentou converter o fã.
- Joelma é um ícone gay. O que acontece é que os fãs sabem que Joelma é evangélica e sentem à vontade de brincar com ela e contar intimidades. Nesse vídeo, o que ela disse faz parte de uma brincadeira de um integrante do Fã-Clube Abusados do Calypso. Quem estava lá sabe que ela não foi preconceituosa e nem que tentou converter ninguém. Esse vídeo está sendo mal interpretado – diz a nota, segundo o R7.
Em sua conta no Twitter, a cantora ressaltou ainda que não é homofóbica, e comentou que seu melhor amigo é homossexual.
De acordo com a assessoria da banda, o jovem que aparece no vídeo, identificado como Michel Mendes, escreveu declarações em defesa de Joelma em sua conta pessoal no Twitter.
- Sempre fui muito bem respeitado por ela e por todos da banda. Vocês que estão julgando não conhecem a pessoa maravilhosa, humilde e humana que ela é. Isso foi uma brincadeira que eu fiz com ela desde Marabá, Pará, há quase três semanas atrás. Em resposta a uma brincadeira que eu fiz, ela me respondeu isso, entrando na onda. Não me ofendi – afirmou o rapaz.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Grupo quer publicar versão mais precisa do Antigo Testamento

Grupo quer publicar versão mais precisa do Antigo Testamento

O professor Menachem Cohen, da Universidade Bar Ilan está próximo de completar um projeto que tem a ambição de produzir o que espera ser a versão mais precisa do Antigo Testamento de todos os tempos.
O projeto, desenvolvido há mais de 30 anos, foi chamado de “Mikraot Gdolot-Haketer”, ou em uma tradução livre, “as grandes escrituras”, e pretende ser a versão mais precisa e completa das Bíblias rabínicas. Ele é realizado por Cohen e uma equipe de cerca de 12 pesquisadores do departamento da Bíblia da universidade israelense.
Este projeto une um modelo de Antigo Testamento, chamado de Tanakh a outros três elementos: a Masora, tradução do aramaico e a interpretação de rabinos, segundo a explicação de Cohen em seu escritório da universidade.
O judaísmo rabínico é o nome dado ao judaísmo tradicional, que aceita o Tanakh como revelação divina e a Torá Oral também como fonte de autoridade. O nome vem pelo fato de os ensinamentos rabínicos terem grande valor; tais ensinamentos foram codificados principalmente no Talmud, livro sagrado dos judeus que reúne comentários dos rabinos, ou sacerdotes da religião judaica.
O projeto inclui um processo de digitalização por um programa de computador para definir o texto a partir de ângulos diferentes.
Até o momento foram publicados 21 volumes e faltam quatro livros para a coleção ficar completa. A Bíblia será distribuída gratuitamente em escolas.
Cohen conclui sobre a missão do trabalho: “queremos garantir a versão completa e precisa do Antigo Testamento para as gerações futuras”.
Primeira versão
A primeira versão de uma Bíblia desse tipo data do século XVI, 50 anos após a invenção da imprensa por Gutemberg.
Foi feita por Jacob Bem Haim, é baseada em manuscritos e fontes rabínicas.
Segundo Cohen, apesar de ser um dos textos mais reproduzidos e estudados no mundo, as edições do Velho Testamento e as anotações e explicações que muitas vezes o acompanham estão repletos de imprecisões.
“Pesquisei os manuscritos da Idade Média e descobri que os textos anteriores utilizados para a publicação da primeira versão compilada de Ben Haim não eram totalmente precisos e decidi tentar resolver esse problema”, explica o estudioso.
O projeto “Mikraot Gdolot-Haketer” prevê sua conclusão para 2013.

Campeonato de MMA na Igreja Renascer é destaque em site da Globo: “É melhor perder um pouco de sangue do que a vida para as drogas”, diz bispo

Campeonato de MMA na Igreja Renascer é destaque em site da Globo: “É melhor perder um pouco de sangue do que a vida para as drogas”, diz bispo

A quarta edição do torneio de MMA (Mixed Martial Arts, em tradução livre para o português, Artes Marciais Mistas) promovido pela Igreja Renascer vem chamando a atenção pela estranheza que causa em muitas pessoas a promoção de um esporte considerado violento dentro de um templo evangélico.
O Reborn Strike Night, torneio que aconteceu nessa sexta feira, é organizado por uma equipe da denominação que atua com evangelismo através do esporte, e foi destaque no G1, onde foi ressaltada afirmação de um bispo da igreja que justificou o torneio dizendo que é melhor se perder um pouco de sangue do que a vida para as drogas.
- É preferível que um atleta perca um pouco de sangue no octógono (como é chamado o ringue das lutas de MMA) do que ele perder a vida para as drogas ou para a criminalidade – ressalta o bispo George Ramos, conhecido como bispo Gê.
Tendo como objetivo principal conquistar novos fiéis para a igreja, o torneio foi fortemente defendido por atletas e por líderes da denominação.
- Como se trata de um esporte de contato, isso assusta muitas pessoas em outras igrejas. No começo, na nossa também assustou. Mas tudo o que fazemos aqui é com temor a Deus – afirmou bispo Ramos em preleção aos 24 atletas, em sua maioria não evangélicos, como o lutador Marcelo Matias, 29 anos.
Matias é lutador profissional, e será uma das atrações principais do evento, que contará com 12 lutas, sendo apenas uma delas entre profissionais. Ele afirma que conhece de perto a igreja que promove o evento, mas ressalta que sua prioridade no torneio é conseguir visibilidade no esporte.
- Tenho interesse em conhecer, sim, mas quero mais visibilidade para lutar – afirma.
Membros da igreja que vão participar do torneio ressaltam não haver contradições em se aliar a fé com as lutas, mas afirmam que dentro do octógono o que importa é o esporte.
- Só entra ali quem está preparado. As outras coisas ficam de fora. Você pensar em superar o seu adversário. Não há contradição alguma nisso, pois é um evento para atrair fiéis para um caminho melhor – justifica o comerciante e lutador Felipe Gabriel, de 20 anos.
Além de membros da Renascer e de atletas não evangélicos, o torneio recebe também a participação de lutadores que frequentam outras denominações.
- Não há nenhuma contradição (em ser evangélica e praticar MMA). Porque eu pratico um esporte. Eu penso como esportista, não quero agredir por agredir. Não pode querer ser valentão na rua. Por isso que é um esporte que tem juiz, que tem regras. É uma combinação que funciona: esporte e a palavra de Deus – enfatiza o professor de jiu-jitsu Aloísio Figueiredo, de 29 anos e frequentador da igreja pentecostal Brasa Viva.
Líderes da denominação buscam em versículos bíblicos argumentos para justificar a realização do torneio de artes marciais dentro do templo.
- Um versículo da Bíblia diz ‘Me fiz de louco para ganhar os loucos’. É sobre Davi, que ao se deparar com mais uma morte, começou a babar. Nós usamos justamente esta estratégia para viabilizar a palavra de Deus – destaca o presbítero Baby.